Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Os Crimes de Lesa-Pátria. Um exemplo dantesco!

A Colômbia entrou nessa "dança macabra" (ou melhor, continua nela de há longas décadas) que ora a Venezuela pratica... Que este relato (real) sirva de alerta para o caminho que este governo está ostensivamente indicando que irá seguir, se deixarmos que o faça...

há 9 anos

(Texto da lavra da jornalista Lia Fowler, sob o título original "Tools of tyranni: Internet censorship in Colombia" , publicado originalmente no site "Periodismo sin Fronteras", em 21 de outubro de 2015. Versão ao português e comentários: J. Koffler).

"Na mais recente ameaça à liberdade de expressão, o membro do Congresso [colombiano], Silvio Carrasquilla, introduziu legislação que tornaria ilegal o uso de mídias sociais um dia por ano, incorporando este ponto num pacote mais amplo de"valores da família". Criminalizar o uso de Facebook ou Twitter - mesmo para um dia - implica multas ou prisão para eventuais infractores. Também significa que o governo [colombiano] tem as ferramentas para aplicá-la... É o material de ditaduras" [grifos nossos].

"Quando bombas explodiram em dois setores da capital da Colômbia neste verão, o presidente Juan Manuel Santos e o procurador-geral Luis Eduardo Montealegre tentaram reprimir o fluxo de informações sobre os ataques terroristas com este anúncio público: qualquer compartilhamento de vídeos de um eventual ataque terrorista, com um terceiro - mídias sociais, amigos, agências de notícias - seria processado e encarcerado [grifamos]. O Inspetor-Geral Alejandro Ordonez rejeitou a tática como uma ameaça à liberdade de expressão e de imprensa. Com razão - É censura absoluta na nova paisagem da mídia social e notícias baseado na web".

"O governo Santos e o grupo narco-terrorista FARC controlam a maior parte da mídia. A família Santos possui El Tiempo, o jornal nacional principal, e o sobrinho de Santos, Alejandro Santos Rubino é o Diretor do jornal semanal Semana, a segunda publicação mais lida. Onde o parentesco falha há uma abundância de contratos lucrativos para distribuir. De acordo com um relatório de investigação por Kienyke, um portal de notícias baseado na web, os analistas estimam que o governo gastou cerca de US $ 750 milhões por ano em contratos de publicidade desde 2010".

"Mas a voz e o alcance que a mídia baseada na web provê a todos os cidadãos não são tão facilmente controlados. Em 2008, por exemplo, um estudante colombiano iniciou um grupo no Facebook chamado" Um Milhão de Vozes Contra as Farc ", através do qual ele organizou um protesto com a participação de 12 milhões de pessoas ao redor do mundo. Desde que os diálogos entre o governo e os terroristas começaram, Facebook, Twitter e portais de notícias virtuais ganharam importância, pois eles são o único lugar restante para os colombianos compartilhar informações livremente. Aqueles que procuram silenciar visões opostas tiveram que encontrar ferramentas mais sofisticadas de censura".

"Uma maneira [de censura] é através da 'negação de serviço distribuído a um Data-center (DDoS)'."A técnica envolve criar uma botnet - uma rede robô de computadores que foram assumidos por hackers. Ele pode obter milhares de computadores simultaneamente para iniciar o envio de mensagens para um site", explicou Richard Lamagna, ex-diretor da Law Enforcement Training e Extensão para a Microsoft."O servidor não pode lidar com isso e desliga o site". Ele acrescentou que esses ataques poderiam também implantar fechaduras encriptadas em websites, negando o acesso, e até mesmo implantar vírus que destroem os dados - todas as ferramentas efetivas para o controle da informação".

"O Portal de Notícias Periodismo Sin Fronteras sofreu dois ataques DDoS", disse o diretor Ricardo Puentes. Numa ocasião, um ataque cibernético desativou a capacidade do site para manter as estatísticas, tornando-se quase invisível para quem procura assuntos através do Google e outros navegadores. O site Verdad Colombia, uma federação de organizações não-governamentais focadas em democracia, também foi temporariamente desativadas por este tipo de ataque, disse a diretora executiva Paola Camacho. De acordo com Demar Cordoba, produtor de 'La Hora de la Verdad', uma programação radiofônica, vários ataques foram lançados contra o site do show, apesar de terem sido infrutíferos. O show é apresentado por Fernando Londoño, um oponente das negociações de Santos-FARC, e vítima de um atentado do grupo terrorista em 2012".

"Para atacar sites de mídia social, os criminosos costumam usar aquisições de contas para manipular ou obter informações pessoais, Lamagna explicou". O grupo do Facebook 'As vítimas do conflito armado', por exemplo, foi recentemente alvo desta tática. Criado por Brances Esteban Alvarez (um pseudônimo), em maio deste ano, o grupo rapidamente atraiu mais de 8.250 membros. 'O objetivo é recuperar a memória histórica das vítimas civis dos guerrilheiros e a memória dos membros das Forças Armadas que morreram no cumprimento do dever', explica Alvarez. 'Quem se lembra dos mais de 15.000 policiais uniformizados que têm caído desde 1964?'.

Mensagens do grupo estão limitados a homenagens às vítimas através de relatos pormenorizados das circunstâncias de sua morte. Mas lembrar vítimas é inconveniente para a aliança Santos-FARC, pois ambos buscam tornar a maioria das ações terroristas qualificadas para o perdão. Os membros do grupo têm recebido centenas de mensagens de assédio. Em uma ocasião, 'eles disseram que iriam acabar como os policiais rodoviários que haviam sido assassinadas em Cauca', lembrou ele, referindo-se a uma emboscada das FARC que custou a vida de três oficiais em 2014".

"Então, no início de outubro, Alvarez teve trancada sua página quando alguém tentou acessá-la ilegalmente. 'Enquanto eu não consegui acessar meu perfil, outro usuário estava tentando acessar as funções de administração do site', explicou. Neste caso, o hacker não foi bem sucedido, mas isso aponta para uma tentativa de manipular dados e recolher informações de identificação, que pode ter efeitos devastadores: Flor Alba Nuñez, uma jornalista assassinada em setembro, foi vítima de uma invasão da sua conta pouco antes de seu assassinato. Em declarações publicadas no El Tiempo, a colega de trabalho Nuñez disse que a página da jornalista tinha sido cortada e muitos de seus artigos alterados ou apagados apenas algumas semanas antes de ser morta".

No mais recente ameaça à liberdade de expressão, o membro do Congresso, Silvio Carrasquilla, deu entrada de legislação que tornaria ilegal o uso de mídias sociais um dia por ano, incluída num projeto maior sobre 'valores da família'. Criminalizar o uso de Facebook ou Twitter - mesmo apenas por um dia - implica multas ou prisão para eventuais infractores. Também significa que o governo tem as ferramentas para aplicá-la... É o material de ditaduras. Com o Estado e as amizades das FARC com a grande mídia incrementando os ataques contra notícias baseado na web e mídias sociais, o governo Santos é capaz de controlar a narrativa política e suprimir opiniões divergentes. O National Endowment for Democracy lista Venezuela, China, Irã, Rússia e Arábia Saudita como os piores criminosos a este respeito. Colômbia não está muito atrás".

(O primeiro comentário a esta matéria será o meu, pois pretendo externar minha total repulsa a estas situações vergonhosas que estão pipocando em nosso continente, tornando-o refém desse retrógrado e criminoso movimento comunista. Brasil que se cuide, porque está muito perto de ser mais uma" Colômbia, Venezuela, Cuba ", etc. Que o povo diga NÃO! A este grosseiro crime de lesa-pátria!).

No s Venezuela vive de terror

  • Sobre o autorEterno estudioso das Ciências Jurídicas (em especial na área da Criminologia).
  • Publicações32
  • Seguidores95
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações135
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/os-crimes-de-lesa-patria-um-exemplo-dantesco/246485192

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)